arquivos do presente

de janeiro e agosto de 2009, museu da maré

Tardes de intervenção

leave a comment »

O projeto Arquivos do presente amplia a noção de “residência” artística proposta pelo Edital Interações Estéticas convidando mais três artistas a proporem intervenções na Maré.

pipas9749TARDES DE INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

Museu da Maré, 26 e 27 de Junho de 2009

Logo após a abertura da exposição dia 23/06 organizamos duas tardes de intervenções, em que os três artistas convidados pelo projeto Arquivos do Presente estariam realizando suas ações na comunidade nas imediações do Museu da Maré.

As atividades desenvolvidas foram a pintura de uma faixa por Elisa Castro, como parte de seu projeto com perguntas espalhadas pela comunidade. Elisa pintou uma faixa com a pergunta “O QUE TE MOBILIZA? ” e pendurou na Passarela 7 da Avenida Brasil.

Tiago Rivaldo produziu duas câmeras obscuras com duas caixas de papelão. As câmeras são usadas por uma dupla de participantes que vê a formação da imagem fotográfica dentro da caixa.

caixas9622

Tiago também reelaborou o exercício dos espelhos, colocando em um tripé os espelhos de tamanho 10 x 15 cm que são vistos por dois participantes ao mesmo tempo. Com a imagem, monta-se um novo rosto formado pelos rostos dos dois participantes.espelhos_2

Guga Ferraz realizou a atividade com pipas, “Pipavoada”, distribuindo pipas para aqueles que quisessem aprender a soltar pipa. A idéia do artista seria levantar diversas pipas e soltá-las todas no mesmo momento. Porém o forte vento e os fios de eletricidade do lugar não possibilitaram a realização do projeto, que deve-se falar, desafia os soltadores de pipas em seu saber especial!

pipas_cabrestoAPRENDENDO A FAZER O CABRESTO…

pipas_soltandoPREPARANDO PARA LEVANTAR A PIPA

pipas9741ENROLADOS COM PIPAS …

No final da tarde montamos o projetor de vídeo na calçada do Museu da Maré, e protamos três videos: “Zumbi somos todos nós” do grupo Frente 3 de Fevereiro, “Dirigível Olho Grande” de Alexandre Vogler e “Via de mãos dadas” de Tiago Rivaldo. Colocamos alguns bancos do próprio Museu do lado de fora, para que as pessoas pudessem sentar e assistir. O público foi flutuante, alguns reduziam a velocidade das motos e outros paravam usando a própria moto para assistir os filmes. A experiência foi ótima, o muro do Museu serviu como uma perfeita tela de projeção e desta forma ativamos um pouco o espaço público da Rua Guilherme Maxwell no sábado à noite, convertendo este espaço de um simples espaço de passagem em um marco para assistir e debater alguns assuntos tratatos pelos filmes, como o racismo em São Paulo, as estratégias de controle do para a sociedade, e a intervenção urbana artística.

calcada9799

calcada_video1

calcada_video9806

***

Os artistas convidados Elisa Castro, Guga Ferraz e Tiago Rivaldo são responsáveis por produzir intervenções no Bairro Maré, que ora toma a forma de uma oficina de arte ora se produz em conjunto com aspectos específicos culturais da Maré, levando em consideração sua própria produção plástica. São sugeridas as ferramentas de mapeamento e a entrega a relações de convivialidade e comunidade para realizar os trabalhos. Com a realização das intervenções, pretende-se dar mais ênfase às noções de processo e formação de estratégias de fomento à criação do que a intervenção urbana anônima ou efêmera.

A participação dos artistas acontece em três atividades distintas, duas delas abertas ao público:

Encontros 1. Conversa de pesquisa

Conversa com o Grupo de pesquisa em artes;

Encontro 2. Apresentação audiovisual e debate

Apresentação audiovisual – projeção de imagens e video – por parte do artista, aberto ao público em geral; são convidados integrantes da comunidade que tenham atuação relevante na área para debater e colaborar com a produção do artista;

Encontro 3. Ação ou intervenção

Realização de uma proposição no bairro, ou seja, o artista deve conceber uma ação ou intervenção para ser realizada na comunidade a partir de sua convivência anterior ou durante o projeto; para realizar a proposição pode ser convidado um público específico, ou alunos de cursos do CEASM, e ainda, deve estar aberta a todos os freqüentadores do Museu da Maré.

O encontro de intervenção pode durar três ou mais dias.

Confira a AGENDA para a programação atualizada.

Artistas convidados

Elisa Castro (Rio de Janeiro, nasceu em 1982, licenciada em Artes na UERJ) [blog]

Guga Ferraz (Rio de Janeiro, nasceu em 1974, graduado em Artes na UFRJ) [Galeria A Gentil Carioca]

Tiago Rivaldo (Porto Alegre, nasceu em 1974, vive no Rio de Janeiro há dez anos, graduado em Artes na UFRGS) [flickr]

Written by azulejista

maio 6, 2009 às 3:58 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: