arquivos do presente

de janeiro e agosto de 2009, museu da maré

Arquivo no Capacete

leave a comment »

O projeto

Arquivos do presente

convida para a apresentação de Cristina Ribas no Capacete

ARQ PRES connvite capa 3

Data: 17/08/2009, segunda-feira
Hora: 19 h 30
Local: Capacete, Rua do Russel, 300/601, Glória, Rio de Janeiro

O Projeto Arquivos do Presente foi desenvolvido a partir do Arquivo de emergência constituindo um laboratório de arquivos em parceria com o Museu da Maré. O Arquivo de emergência é uma situação de pesquisa em artes visuais contemporâneas no Brasil com interesse social, apresentada na forma de arquivo, realizada desde 2005 por Cristina Ribas e A Arquivista.
O projeto aconteceu entre janeiro e julho de 2009 na Maré, no Rio de Janeiro. Integrou o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, financiado pela Funarte/Minc.

A apresentação faz parte da programação do Capacete. No mesmo dia Sasha e Petri, artistas em residência, também apresentarão seu trabalho.

Curriculo

Artista visual e pesquisadora. Faz uso da pesquisa e da escrita como nova ferramenta em seu processo criativo, de investigação crítica e difusão de seu pensamento sobre arte contemporânea. Atua também em projetos coletivos, como Residência Artística Interações Florestais, na Ecovila Terra UNA. Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos, pela UERJ, 2008. Estudou artes visuais em Porto Alegre entre 1998 e 2004 no Atelier Livre da Prefeitura e graduou-se no Instituto de Artes da UFRGS, 2004. Foi selecionada e recebeu prêmio nos projetos Bolsa Artist Links, British Council, São Paulo/Londres, 2009; Prêmio Interações Estéticas, Funarte/MINC, 2008; Prêmio Conexão Artes Visuais, Funarte / MINC (projeto coletivo), 2007; Prêmio Interferências Urbanas, Chave Mestra, Rio de Janeiro, 2006; Bolsa de Pesquisa do 46º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, FUNDARPE, Recife, , 2005; Bolsa Pampulha, programa de artista residência, Museu de Arte da Pampulha – MAP, Belo Horizonte, 2003. Participa de eventos de arte contemporânea desde 2002, integrando exposições individuais e coletivas. Foi ativista-ambientalista entre 1997 e 2005, na ong Amigos da Terra (Brasil) e organizando Fóruns Sociais Mundiais em Porto Alegre (2003 e 2005).

Desenvolve o Arquivo de emergência desde 2005, um arquivo relacional público para documentos em arte contemporânea, que agrupa material sobre eventos em arte brasileira de 1998 até o presente. O Arquivo possui uma dimensão material (inúmeros folhetos, publicações, catálogos, textos críticos, hemeroteca, imagens, relatos, fichas de catalogação) e uma porção situacional-crítica. O Arquivo é eventualmente exposto em parceria com instituições como Museu da Maré (Rio de Janeiro, RJ), Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (Olinda, PE), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, SP), Galeria de Arte UFF (Niterói, RJ), Centro Cultural São Paulo (São Paulo, SP); integra projetos como Arte e esfera pública (São Paulo, 2008) e organiza projetos nos quais é o elemento faísca das ações, como Arquivos do Presente (Rio de Janeiro, 2009).

Este site integra o projeto Arquivos do Presente: histórias e ações para o futuro, contemplado no Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. O objetivo deste Edital financiado Ministério da Cultura e pela Funarte (Fundação Nacional de Arte) é viabilizar o entrecruzamento de produções poéticas entre a artista que propõe o projeto e o Ponto de Cultura que o acolhe a partir de dois conceitos: residência e intervenção. No projeto Arquivos do Presente foram desenvolvidas quatro ações que introduzem uma prática de arquivo ou um “laboratório de arquivo”, por que buscamos averiguar praticamente como eles se constituem. Desenvolvemos então um Grupo de Pesquisa em Artes que se dedicou ao estudo e à investigação de determinadas práticas artísticas e criativas e sua relação com a sociedade; Conversas com Arquivos, realizadas com artistas, pesquisadores e profissionais atuantes na comunidade; atividades desenvolvidas por três artistas visuais convidados (Elisa Castro, Guga Ferraz e Tiago Rivaldo) ; e a exposição final do projeto, chamada “Arquivos do Presente + Arquivo de emergência”, que apresenta materiais documentais e críticos das ações desenvolvidas e o próprio Arquivo de emergência, uma pesquisa em arte desenvolvida desde 2005 e organizada na forma de arquivo.

Este site é um documento que opera como memória crítica das ações desenvolvidas. Grande parte do material produzido e mobilizado pelo projeto Arquivos do Presente foi doado ao arquivo ADOV e poderá ser consultado na Casa de Cultura e Museu da Maré. Está sendo produzida uma publicação impressa do projeto.


A Arquivista e Cristina Ribas

Julho de 2009.

Written by azulejista

setembro 30, 2009 às 2:41 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: